Projeto “Câmara Mirim” é apresentado a estudantes

por Câmara Municipal de Estância Velha publicado 29/10/2015 07h24, última modificação 29/10/2015 07h24

Com o objetivo de incentivar a formação cidadã de crianças e adolescentes do Município de Estância Velha, na quarta-feira, 21, o Poder Legislativo deu início ao projeto piloto da “Câmara Mirim”. A idealizadora do programa e Presidenta da Câmara de Vereadores, vereadora Neila Becker, e o assessor jurídico do Legislativo, advogado Paulo Fanfa Paz, foram até a Escola Estadual Humberto de Campos para apresentar aos estudantes do 4° ano o projeto “Câmara Mirim”.

Apesar de contar com uma programação curta – o projeto se desenvolverá em duas semanas – os estudantes terão a oportunidade de viver uma experiência como legisladores mirins. Neila incentivou os estudantes a buscarem demandas que envolvam melhorias coletivas e, ressaltou, que a ideia é proporcionar uma formação política e não partidária. Já Fanfa explicou aos estudantes que tipos de proposições eles poderão apresentar – Pedidos de Informação e Providência; Moções; Projeto de Lei; e, Anteprojeto.

Nos próximos dias, os alunos se dividirão em seis partidos temáticos - Educação, Segurança, Ecologia, Economia e Desenvolvimento, Saúde e Direitos Humanos – e buscarão matérias para apresentarem ao Legislativo. No dia 5 de novembro, na parte da manhã, ocorrerá uma atividade prática no plenário da Casa, quando eles atuarão como vereadores-mirins, em uma Sessão Especial.

Texto e foto: Francine Malessa